Instruções aos Autores

POLÍTICA EDITORIAL

O conteúdo dos arquivos será previamente avaliado pela Comissão Editorial. O simples recebimento do artigo não implica em aceitação para publicação. Caso seja necessário, o documento será devolvido aos autores para alterações e adequações, conforme parecer.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

- Pertinência com a linha editorial da Revista Saúde e Trânsito.

- Apresentação formal e coerência teórica metodológica (clareza do texto, adequação da bibliografia, estruturação, embasamento teórico e conclusão), além de estar dentro das normas para publicação.

- Contribuição e relevância para área e objetivo da Revista Saúde e Trânsito.

TRABALHO ACEITO: Será definido pela Comissão editorial a ordem de publicação.

TRABALHO PARA CORREÇÃO: Serão devolvidos para o autor para reformulações. As observações poderão ser acatadas ou justificadas pelo autor, para uma segunda avaliação ou decisão da Comissão editorial.

 

NORMAS PARA ENVIO E REGRAS GERAIS

TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO/DIVULGAÇÃO: Este documento deve ser preenchido e assinado pelo autor ou autores. A assinatura deverá ser de próprio punho ou digital, não sendo aceitas assinaturas eletrônicas ou coladas.

TRABALHO: O trabalho a ser publicado deve ser enviado em arquivo desprotegido, sendo em formato doc ou docx, elaborado no editor de textos “in Word for Windows”, em letra Arial, tamanho 12. O texto deve conter de 3.000 a 12.000 caracteres, incluindo os espaços (não inclui na contagem o resumo, quando este houver, e nem as referências). A revista possui como referência as normas da ABNT.

APRESENTAÇÃO DOS AUTORES: deve constar, minimamente, o nome e a instituição do(s) autor(es), entre o título do trabalho e o texto.

 

TIPOS DE TRABALHOS:

 

ARTIGO

Resumo: Deve preceder o texto principal do trabalho, digitados sem tabulação e/ou recuo, com no mínimo 900 e no máximo 1800 caracteres (incluindo os espaços), em parágrafo único e espaçamento simples. Descreva brevemente a introdução, o objetivo, material e métodos, os principais resultados e as conclusões.

Palavras-chave: Deve conter no mínimo 03 e máximo 05 palavras-chave.

Texto: Deverá apresentar os seguintes elementos: Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusão e Referências.

Introdução: Deverá apresentar o “estado da arte” de forma concisa e ao final, as hipóteses e os objetivos a serem avaliados.

Material e métodos: Apresentados com detalhes suficientes para responder aos objetivos, confirmar ou refutar as hipóteses.

Resultados: Apresentado em forma de texto, tabelas e figuras, sem duplicidade de informações entre essas formas de apresentação. O relato dos resultados deve ser conciso, seguindo a ordem descrita no item Material e métodos.

Discussão: A discussão consiste em inferência de hipóteses ou sugestões com base fundamentada nos resultados obtidos no próprio manuscrito confrontados com os resultados encontrados na literatura. Limitações na metodologia deverão ser indicadas, bem como, implicações em pesquisas futuras.

Conclusão: deve ser concisa e responder aos objetivos do estudo de forma clara.

Referências: Todas as referências citadas no texto devem estar listadas por ordem alfabética no item Referências. A correta citação das referências no texto assim como sua inserção no item Referência é de responsabilidade dos autores do manuscrito.

 

RELATO DE CASO

O texto deverá apresentar os seguintes elementos: Introdução, Relato de Caso, Discussão, Conclusão e Referências. No item Relato de Caso deverão ser apresentados detalhes suficientes do caso para responder aos objetivos, podendo ser apresentadas tabelas e figuras, sem duplicidade de informações entre essas formas de apresentação.

 

RESUMO EXPANDIDO

O texto deve conter os objetivos, metodologias, referências e as comparações com os trabalhos relacionados ao tema do resumo.

 

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Este deve trazer o universo de contribuições científicas de autores sobre o tema específico abordado no respectivo artigo.

 

EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS

Tabelas e Quadros: Conter na parte superior as legendas autoexplicativas e numeradas consecutivamente com algarismos arábicos na ordem em que são citadas no texto. As notas explicativas deverão ser colocadas abaixo da tabela. Se a tabela e o quadro forem extraídos de outros trabalhos, deverá ser mencionada a fonte de origem.

 

Figuras: Ilustrações como, fotografias, desenhos, gráficos e mapas são consideradas figuras, que deverão ser limitadas ao mínimo indispensável e numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que são citadas no texto. Deverão ser suficientemente claras para permitirem a sua reprodução, com resolução mínima de 600dpi (ou 1000 pixels). As legendas devem ser apresentadas na parte inferior.

 

Abreviaturas, Siglas e Unidades de Medidas: Para unidades de medida deve seguir o Sistema Internacional (SI) de Medidas. Nomes de medicamentos e materiais registrados, bem como produtos comerciais, devem aparecer em notas de rodapé; o texto deverá conter somente nomes genéricos.

 

Citações no texto: A citação de um autor deve ser feita em letras maiúsculas e minúsculas pelo sobrenome seguido do ano de publicação entre parênteses, ex.: Lie (1990). A citação de dois autores segue o mesmo padrão, porém com a conjunção “e” entre os autores, ex.: Lie e Hire (1990). Mais de dois autores, a citação deve ser indicada pelo sobrenome do primeiro autor em letras minúsculas seguido da expressão “et al.” e do ano entre parênteses, ex.: Lie et al. (1990).

 

Citações no final de frase ou parágrafos: Seguem as mesmas recomendações para as citações no texto, com exceção da citação de dois autores, que devem ser separadas por ponto e vírgula (;). Vários trabalhos de autores diferentes, indicar em ordem cronológica a citação dos autores. Ex.: [...] (Redding et al., 1997; Thakur; Lin, 2003; Boyd, 2004) ou Redding et al. (1997), Thakur e Lin (2003) e Boyd (2004) observaram que […]

 

Periódicos: Sobrenome, Prenome(s) do(s) autor(es) (abreviados). Título do artigo: subtítulo (se houver). Título do periódico., Ano de publicação, volume(número do fascículo): páginas.

Ex.: Loe H, Theilade E, Jensen SB. Experimental gingivitis in man. J. Periodontol., 1965, 36: 177-187.

 

Livros e trabalhos acadêmicos:

Autoria. Título: subtítulo (se houver). Edição (1a ed., não precisa constar). Local de publicação: Editora; Ano. Paginação.

Ex.: Silva Júnior AG. Modelos tecnoassistenciais em saúde: o debate no campo da saúde coletiva. 2a ed. São Paulo: Hucitec; 2006. 132 p.

 

Capítulo de livros:

Autoria do capítulo. Título do Capítulo. In: Autor do livro. Título do Livro. Edição (1a ed., não precisa constar). Local: Editora; Ano. p. página inicial-final.

Ex.: Rojko JL, Hardy WD Jr. Feline leukemia virus and other retroviruses. In: Sherding RG, editor. Te cat: diseases and clinical management. New York: Churchill Livingstone; 1989. p. 229-332.

 

Trabalhos acadêmicos:

Autoria. Título da obra: subtítulo (se houver) [grau]. Localidade: Instituição onde foi apresentada; ano. Grau (mestrado - dissertação; tese - doutorado e livre-docência, monografia - trabalho de conclusão de curso)

Ex: Pereira VAR. Variação sazonal nas concentrações de aeroalérgenos em diferentes níveis de poluição ambiental [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina; 2007.

 

Documento em formato eletrônico:

Autoria. Título do trabalho. Título da publicação [Descrição física do meio eletrônico]. Ano; Volume (fascículo ou número): paginação inicial-final (se houver) [data do acesso da obra on-line]. Endereço eletrônico.

Ex.: Conti MB, Marchesi MC, Rueca F, Fabi T. Tumori gastrici nel cane: osservazioni personali. Atti Soc Ital Sci Vet [CD-ROM]. 2004; 58.

BAVARESCO, Agemir; BARBOSA, Evandro; ETCHEVERRY, Katia Martin (org.). Projetos de filosofia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. E-book. Disponível em: http ://ebooks.pucrs.br/edipucrs/projetosdefilosofia.pdf. Acesso em: 21 ago. 2011.

CURITIBA. Lei nº 12.092, de 21 de dezembro de 2006. Estima a receita e fixa a despesa do município de Curitiba para o exercício financeiro de 2007. Curitiba: Câmara Municipal, [2007]. Disponível em: http://domino.cmc.pr.gov.br/contlei.nsf/98454e416897038b052568fc004fc180/e5df879ac6353e7f032572800061df72. Acesso em: 22 mar. 2007.

 

O trabalho e o respectivo termo devem ser encaminhados para o e-mail da Revista: revista.st@detran.pr.gov.br

 

LINK PARA ACESSAR O TERMO DE AUTORIZAÇÃO: